INFORMAÇÃO: Conheça a diferença entre joelho(ou cotovelo) e a curva, podendo ser de 45º ou 90º.
Joelho também conhecido como cotovelo, é muito popular em construções residenciais. Ele pode ser encontrado com as curvaturas de 45º ou 90º graus e nas versões com rosca ou comum – que necessita de solda ou cola para cano PVC para ser instalado.Por possuir uma curva curta e ângulos retos, é indicado para terminais de água, com baixa pressão, como chuveiros e torneiras.
A curva, é mais comprido do que o joelho, o que permite a passagem de água em alta pressão. A curva é indicada para pontos de distribuição hidráulica, que não podem sofrer perda de pressão. Esse modelo também pode ser encontrado com curvaturas de 45º ou 90º graus, com ou sem rosca
Existe uma grande diferença entre esses dois elementos que é fundamental para o melhor funcionamento do seu encanamento.
Ambos realizam alteração no sentido do fluxo de água em 45º ou 90º, mas fazem o fluido se comportar de formas diferentes.
O problema do joelho/cotovelo é o raio interno muito pequeno, que estreita demais o fluxo e causa um atrito enorme entre a água e as paredes do cano. Já na curva, com um raio maior, a deflexão do fluxo ocorre de forma mais gradual, minimizando o atrito interno. A esse fenômeno chamamos de perda de carga.
FICHA TÉCNICA
1 APRESENTAÇÃO DA LINHA SOLDÁVEL AMANCO PARA ÁGUA FRIA
1.1 FUNÇÃO
A LINHA AMANCO SOLDÁVEL É UM SISTEMA EM PVC PARA CONDUÇÃO DE ÁGUA FRIA EM REDES PREDIAIS, COM FUNÇÃO DE INTERLIGAR PONTOS DE FORNECIMENTO DE ÁGUA ATÉ OS PONTOS DE USO.
1.2 APLICAÇÕES
SISTEMA PREDIAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA FRIA, INSTALAÇÕES DE ÁGUA FRIA PERMANENTES E EMBUTIDAS EM PAREDES OU APARENTES EM LOCAIS COBERTOS E PROTEGIDOS DE INTEMPÉRIES, APLICADA EM INSTALAÇÕES DE REDE DE ÁGUA PREDIAL EM RESIDÊNCIAS, COMÉRCIO E INDÚSTRIAS.
2 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
TUBOS E CONEXÕES FABRICADOS EM PVC (POLICLORETO DE VINILA); COR: MARROM PARA TUBO E CONEXÕES; COR: AZUL PARA CONEXÕES COM BUCHA DE LATÃO NA ROSCA DE TRANSIÇÃO; DIÂMETROS DE 20, 25, 32, 40, 50, 60, 75, 85 E 110 MM; PRESSÃO DE SERVIÇO (20°C): 750 KPA, (7,5 KGF/ CM² OU 75 M.C.A.) INCLUINDO SOBREPRESSÃO MÁXIMA DE 250 KPA; TEMPERATURA NOMINAL: 20 °C; TEMPERATURA MÁXIMA: 45°C; CONEXÃO SOLDÁVEL: JUNTA SOLDÁVEL COM APLICAÇÃO DE ADESIVO PVC; ROSCAS DE TRANSIÇÃO NO PADRÃO BSP.
2.1 NORMAS DE REFERÊNCIA NBR 5648 – TUBOS E CONEXÕES DE PVC-U COM JUNTA SOLDÁVEL PARA SISTEMAS PREDIAIS DE ÁGUA FRIA NBR 5626 – INSTALAÇÃO PREDIAL DE ÁGUA FRIA
2.2 ITENS COMPLEMENTARES FITA VEDA ROSCA, ADAPTADOR CLICK PARA RESERVATÓRIOS, AMANCO FIX, VÁLVULA DE RETENÇÃO, REGISTROS DE ESFERA, VÁLVULA EM PÉ COM CRIVO.
FICHA TÉCNICA PÁGINA 2 DE 23 LIGUE AMANCO: 0800 701 8770 – WWW.AMANCO.COM.BR – FTC000001
3 BENEFÍCIOS
RAPIDEZ E FACILIDADE NA EXECUÇÃO DAS JUNTAS SOLDÁVEIS; MATERIAL LEVE, DE FÁCIL TRANSPORTE, ESTOCAGEM E MANUSEIO; RESISTENTE PARA INSTALAÇÕES DE ÁGUA FRIA; VIDA ÚTIL DE 50 ANOS.
4 INSTRUÇÕES
4.1 MONTAGEM (JUNTA SOLDÁVEL)
1º- CORTAR O TUBO NO ESQUADRO E CHANFRAR A PONTA. COM UMA LIXA D’ÁGUA, TIRAR O BRILHO DAS SUPERFÍCIES A SEREM SOLDADAS (PONTA DO TUBO E BOLSA DA CONEXÃO), COM O OBJETIVO DE MELHORAR A ADERÊNCIA (SOLDAGEM);
2°- LIMPAR AS SUPERFÍCIES LIXADAS COM SOLUÇÃO PREPARADORA AMANCO, ELIMINANDO AS IMPUREZAS QUE PODEM IMPEDIR A AÇÃO DO ADESIVO PLÁSTICO PVC AMANCO. ESTA AÇÃO PREPARA O PVC PARA A SOLDAGEM.
3º- APLICAR COM PINCEL UMA CAMADA FINA E UNIFORME DE ADESIVO PLÁSTICO PVC AMANCO NA PARTE INTERNA DA BOLSA DA CONEXÃO, COBRINDO UM TERÇO DELA, E UMA CAMADA IGUAL NA PARTE EXTERNA DO TUBO;
4º- JUNTAR AS DUAS PEÇAS, FORÇANDO O ENCAIXE ATÉ O FUNDO DA BOLSA, SEM TORCER;
5º- REMOVER O EXCESSO DE ADESIVO PLÁSTICO PVC E DEIXAR SECAR. AGUARDAR 12 HORAS PARA SUBMETER A TUBULAÇÃO À PRESSÃO.
FICHA TÉCNICA PÁGINA 3 DE 23 LIGUE AMANCO: 0800 701 8770 – WWW.AMANCO.COM.BR – FTC000001
4.2 MONTAGEM (JUNTA ROSCÁVEL DE TRANSIÇÃO)
1º- VERIFICAR SE O PADRÃO DE ROSCA DAS PEÇAS A SEREM UNIDAS É COMPATÍVEL;
2º- APLICAR A FITA VEDA ROSCA AMANCO NO SENTIDO HORÁRIO, SOBRE A ROSCA DA PONTA A SER UNIDA;
3º- CUIDADO PARA NÃO DEIXAR SOBRAR FITA SOBRE A EXTREMIDADE, POIS ISSO PODE DIFICULTAR O FLUXO NORMAL DE ÁGUA;
4º- ROSQUEAR COM AS MÃOS, DA ESQUERDA PARA A DIREITA (SENTIDO HORÁRIO), SEM APERTO EXCESSIVO. A FORMA DE ROSQUEAR É SIMPLES, PORÉM MUITO IMPORTANTE. QUANDO BEM FEITA, PRESERVA A TUBULAÇÃO, EVITA VAZAMENTOS E NÃO CAUSA DANOS À ROSCA.
5º- A INSTALAÇÃO ESTÁ PRONTA, LIBERE O FLUXO DE ÁGUA PARA VERIFICAR A ESTANQUEIDADE DA JUNTA ROSCÁVEL.
4.3 TRANSPORTE E ARMAZENAGEM
NO TRANSPORTE DE TUBOS, DEVE SER EVITADO O MANUSEIO VIOLENTO, GRANDES FLECHAS, COLOCAÇÃO DOS TUBOS EM BALANÇO E CONTATO DOS TUBOS COM PEÇAS METÁLICAS E SALIENTES; OS TUBOS DEVEM SER CARREGADOS E NUNCA ARRASTADOS SOBRE O SOLO, PARA EVITAR AVARIAS NAS PONTAS E BOLSAS; NO DESCARREGAMENTO, DEVEM SER EVITADAS QUEDAS AO SOLO. O LOCAL DE ARMAZENAMENTO DEVE SER PLANO E BEM NIVELADO, PARA EVITAR DEFORMAÇÕES PERMANENTES NOS TUBOS. OS TUBOS DEVEM SER ESTOCADOS COM PONTAS E BOLSAS ALTERNADAS, SEM QUE AS BOLSAS ENCOSTEM UMAS NAS OUTRAS. A PRIMEIRA FILEIRA DEVERÁ ESTAR APOIADA SOBRE UMA ESTRUTURA DE MADEIRA, SENDO QUE A PILHA TOTAL NÃO DEVE EXCEDER 1,5 METRO DE ALTURA.