Para mais informações entre em contato conosco através do telefone (19) 3243-4130 ou através do Fale Conosco
Tê com rosca central
Peça em formato de “T” possuindo nos extremos duas bolsas lisas do mesmo diâmetro e uma terceira bolsa central à 90º com rosca fêmea de diâmetro equivalente . Esta peça é utilizada para pontos de alimentação dos lavatórios, bidês, pias, tanques, máquinas de lavar roupa, etc.
Conexões de latão com ou sem anel de solda são peças de ligação usadas comumente na área da construção civil, produzidas nos diâmetros de 15mm a 104mm ,para transporte de líquidos, fluidos, massas,água quente, combustível, rede de combate à incêndio, sistema de ar condicionado e redes de oxigênio, nitrogênio, ar comprimido e até mesmo gás. A produção forjada em latão possibilita que as peças sejam resistentes a golpes, temperaturas elevadas ou muito baixas, choques, vibração contínua, evitam porosidade e corrosão.Todas as peças são produzidas em diferentes dimensões, os principais produtos de conexões em latão são:Uniões;Tês;Cotovelos;Adaptadores;Conectores;Luvas;etc....
São muitas as aplicações possíveis para as Conexões de Latão para Água na indústria, que também se destinam à transmissão de outros tipos de fluidos, em termos de segmentos do mercado, a indústria química e petroquímica, setor de instrumentação, papel e celulose, siderúrgicas, laboratórios e hospitais são exemplos de setores em que o uso de Conexões de Latão para Água é bastante comum.
A versatilidade é um grande diferencial das Conexões de Latão para Água, que podem ser aplicadas às mais variadas junções e interligar tubos com praticidade e eficiência, as combinações possíveis são incontáveis, permitindo qualquer ligação com conexões em sistemas tubulares ou hidráulicos.
PROCEDIMENTOS DE SOLDAGEM OBSERVE COM ATENÇÃO A SEQUÊNCIA DO PROCESSO DE SOLDAGEM DO TIPO BRANDA E SIGA AS RECOMENDAÇÕES PARA GARANTIR PERFEITA ESTANQUEIDADE E RESISTÊNCIA IGUAL OU MAIOR QUE O PRÓPRIO TUBO
1) Corte o tubo no esquadro. Escarie e tire as rebarbas.
2) Limpe a bolsa da conexão e a ponta do tubo, com abrasivos finos, tipo escova de fio, lixa para metal , esponja abrasiva fina ou palha de aço, retirando a oxidação da superfície. Cuidado para não desbastar ou arranhar as partes a serem soldadas
3) Com o pincel, aplique o fluxo de solda na ponta do tubo e na bolsa da conexão, de modo que as partes a serem soldadas fiquem revestidas por uma fina camada. Evite o excesso. Encaixe, então o tubo na conexão para soldar. Não ultrapasse o período de 30 minutos para realizar a soldagem, após a aplicação do fluxo.
4) Aplique a chama sobre a conexão para aquecer o tubo e a bolsa da conexão até que a solda derreta quando colocada na união do tubo com a conexão.
5) Retire a chama e alimente com solda um ou dois pontos até ver a solda correr em volta da união. A quantidade correta de solda é aproximadamente igual ao diâmetro da conexão: 28mm de solda para uma conexão de 28mm. Obs. A aplicação da solda é feita somente para conexões sem anel de solda
6) Remova o excesso de solda e fluxo com um pano seco enquanto a solda ainda permitir, deixando um filete em volta da união.
Recomendações:
1. O roteiro acima descreve a soldagem do tipo branda, com liga de estanho x cobre (97x3), para conexões sem anel de solda. As conexões com anel de solda possuem o metal incorporado, não necessitando de aplicação de solda externa na conexão.
2. Consulte tabela do fabricante da quantidade aproximada de solda e fluxo para orientação de consumo necessário destes materiais.
3. A utilização do fluxo(solda) é necessária para as conexões com e sem anel de solda.
4. Não resfriar com pano úmido ou água ao término da soldagem. O resfriamento deve ser natural em temperatura ambiente.
5. Não executar a soldagem com presença de água no interior do tubo, mesmo pouca
6. Evite o aquecimento excessivo das peças para não ocorrer a perda do fluxo(solda) por evaporação, durante a soldagem.
7. Para soldagem da união (de 66mm a 104mm), remover o anel interno de borracha(se ouver), antes de executar a soldagem.
8. Ao término da instalação, execute o teste de estanqueidade seguido de lavagem interna na tubulação.
9. A soldagem entre o tubo e a conexão se dá pelo fenômeno físico da capilaridade.
10. É recomendado o uso de isolante térmico na instalação da rede de tubulações de água quente,vapor,etc..
OBS:Para soldagem do tipo Brasagem ( Foscoper ou Prata), seguir os procedimentos dos fabricantes dessas soldas e usar somente conexões sem anel de solda
EQUIVALÊNCIA DE DIÂMETROS:
15mm ------------- ½”
22mm ------------- ¾”
28mm ------------- 1”
35mm ------------- 1 ¼”
42mm ----------- 1 ½”
54mm ----------- 2”
66mm ----------- 2 ½"
79mm ----------- 3”
104mm --------- 4”
NORMAS TÉCNICAS DA ABNT NAS QUAIS APLICAM-SE TUBOS E CONEXÕES DE COBRE
NBR 5626/98 – Instalação Predial de Água Fria
NBR 7198/93 – Projeto e Execução de Instalações Prediais de Água Quente
NBR 10897/90 – Proteção contra Incêndio por Chuveiro Automático
NBR 13714/96 – Instalação Hidráulica contra Incêndio, sob Comando, por Hidrantes e Mangotinhos
NBR 13932/97 – Instalações Internas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)
NBR 13933/97 – Instalações Internas de Gás Natural (GN)
NBR 14570/00 – Instalações Internas para Uso Alternativo dos gases GN e GLP
Porque você deve preferir o cobre:
Durabilidade: Vida útil da tubulação superior à do imóvel.
Manutenção: Não requer reparos, evitando transtornos e quebra de paredes
Rapidez na instalação: As tubulações de cobre são facilmente soldadas garantindo vedação perfeita e segurança de sistema.
Propriedade bactericida: Protege a saúde evitando enfermidades transmitidas através da água.
Não produz gases tóxicos: Em caso de incêndio, não produz gases venenosos.
Versatilidade: è utilizado tanto em sistema de água fria, água quente, gás, refrigeração e combate a incêndio.
Impermeabilidade: Fluídos, germes, gases e raios ultravioletas são barrados pelas propriedades do cobre.
Eficiência: Suas Paredes sempre lisas e livres de incrustações garantem a circulação perfeita de líquidos.
Ecologia: É 100% reciclável. Vida eterna.
Resistência ao calor, fogo, pressão e ao tempo.
Mantém sua forma a temperatura elevada, resiste a altas pressões e tem longa vida útil.
Produtos Normalizados: Tubos e Conexões de Cobre e Bronze aprovados pelas Normas Técnicas Brasileiras.
A TUBO CENTRO foi fundada em 1991 com o propósito de fornecer materiais Hidráulicos e Elétricos de qualidade e a preços competitivos, contando com um suporte de atendimento que traga tranquilidade aos seus clientes. Sabemos e gostamos de fazer isso!