Série Reforçada UMA SOLUÇÃO PARA PROJETOS EM LOCAIS SUSCETÍVEIS A IMPACTO, TEMPERATURA OU A TRÁFEGO
Voltados para instalações em áreas externas que estejam suscetíveis ao impacto, temperatura de despejos de líquidos quentes, como em pias de cozinha e em locais enterrados que sofram com tráfego, os produtos dessa linha têm um reforço a mais para conduzir esgoto sanitário, água pluvial e ventilação. Fabricados em PVC, estão disponíveis na cor cinza claro.
Características
- Disponível em bitolas comerciais de DN 40, DN 50, DN 75, DN 100 e DN 150 (mm)
- Tubos no comprimento de 6 m
- Superfície interna lisa
- Junta soldável com aplicação de adesivo PVC
- Vantagens
- Escoamento por gravidade não submetida à pressão e ventilação
- Fácil instalação por adesivo ou junta elástica
- Estanqueidade
- Alta durabilidade
- Produto resistente com alta classe de rigidez
- FICHA TÉCNICA ESGOTO SÉRIE REFORÇADA
- 1 APRESENTAÇÃO DO PRODUTO
- 1.1 FUNÇÃO Utilizada em instalações prediais de esgoto consideradas terminantes, como: tubos de queda, subcoletores, e coletores pluviais em obras verticais. Escoamento por gravidade não submetida à pressão e na ventilação do sistema.
- 1.2 APLICAÇÕES A linha de Esgoto Série Reforçada é utilizada em instalações prediais de esgoto sanitário, água pluvial e ventilação na qual se necessita de uma maior classe de rigidez.
- 2 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Fabricado em PVC; Cor: Cinza claro; Diâmetros (mm): DN 40 (somente bolsa soldável), 50, 75, 100 e 150 mm (com bolsa de dupla atuação: bolsa soldável e elástica); Tubos no comprimento de 3 e 6 metros; Classe de rigidez: DN40: 20.000Pa; DN50: 10.000Pa; DN75: 5.000Pa; DN100, DN150: 3.200Pa; Temperatura máxima de operação: 75°C; Superfície interna lisa; Junta soldável com aplicação de adesivo PVC; A linha série Reforçada é intercambiável com a linha série Normal e a linha Silentium.
- 2.1 NORMAS DE REFERÊNCIA NBR 5688 - Tubos e conexões de PVC-U para sistemas prediais de água pluvial, esgoto sanitário e ventilação; NBR 8160 - Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e execução.
- 2.2 ITENS COMPLEMENTARES Adesivo Plástico PVC; Caixas e Ralos; pasta lubrificante; solução preparadora.
- 3 BENEFÍCIOS Escoamento por gravidade não submetida à pressão; Estanqueidade; Alta durabilidade; Fácil instalação por adesivo ou junta elástica; Produto resistente com alta classe de rigidez. 4 INSTRUÇÕES
- 4.1 MONTAGEM - JUNTA SOLDÁVEL
- 1º - Cortar o tubo no esquadro e chanfrar a ponta. Lixar a ponta para retirar o brilho das superfícies a serem soldadas (ponta do tubo e bolsa da conexão), para adquirir uma melhor aderência;
- 2º - Limpar as superfícies lixadas com Solução preparadora, eliminando as impurezas que podem impedir a ação do Adesivo Plástico PVC;
- 3º - Aplique uma camada uniforme e sem excessos de Amanco Adesivo Plástico PVC primeiramente na bolsa da conexão e logo após na ponta do tubo:
- 4º - Juntar as duas peças, forçando o encaixe até o fundo da bolsa, sem torcer. Após, remova o excesso de Adesivo Plástico PVC com um pano;
- 4.2 MONTAGEM - JUNTA ELÁSTICA
- 1º Limpe a ponta e a bolsa a serem unidas, especialmente a bolsa do Anel de Vedação;
- 2º Marque na ponta do tubo a profundidade da bolsa;
- 3º Encaixe o Anel de Vedação;
- 4º - Aplique uma camada de Pasta Lubrificante na ponta do tubo e na parte visível do Anel de Vedação;
- 5º Introduza a ponta do tubo, forçando o encaixe até o fundo da bolsa, depois recua o tubo aproximadamente 1 cm, para permitir eventuais dilatações.
- 4.3 TRANSPORTE E ARMAZENAGEM No transporte de tubos, deve ser evitado o manuseio violento, grandes flechas, colocação dos tubos em balanço e contato dos tubos com peças metálicas e salientes; Os tubos devem ser carregados e nunca arrastados sobre o solo, para evitar avarias nas pontas e bolsas; No descarregamento, devem ser evitadas quedas ao solo; O local de armazenamento deve ser plano e bem nivelado, para evitar deformações permanentes nos tubos; Os tubos devem ser estocados com pontas e bolsas alternadas, sem que as bolsas encostem umas nas outras. A primeira fileira deverá estar apoiada sobre uma estrutura de madeira, sendo que a pilha total não deve exceder 1,5 metro de altura.
- 4.4 MANUTENÇÃO
- 1º Corte o segmento de tubo a substituir;
- 2º Acople duas Luvas de Correr neste novo segmento de tubo;
- 3º Deslize as luvas uma contra a outra e encaixe o segmento do tubo com as luvas, após desloque as luvas de correr para o centro, posicionando sobre os cortes.